Vídeo infográfico

8.A China já governa o mundo?

17 DE NOVEMBRO 2021 | 22H00

Quais são as ambições geopolíticas desta superpotência? Poderão as suas crescentes necessidades por recursos naturais ser uma ameaça à paz mundial? Que planos tem a China para a sua relação com Portugal? Reveja o debate aqui no site.

Reveja aqui o debate

Em 1978, nenhum país do Ocidente previa que a China seria a segunda maior economia do mundo no ano de 2021.

Hoje, mais de 20% da classe média mundial reside na China, de acordo com o The Brookings Institution. E segundo o Banco Mundial, o país retirou 800 milhões de pessoas da pobreza.

Com um crescimento médio do PIB na ordem dos 10% ao ano, como se explica o desenvolvimento meteórico deste país em menos de meio século? Qual foi a estratégia? Em que domínios está a apostar?

Somam-se a participação de grupos chineses em empresas portuguesas de sectores estratégicos como o da energia. E dados do SEF revelam que, desde Outubro de 2012, a China já investiu quase 3 mil milhões de euros em Portugal – sobretudo em aquisição de imóveis.

Quais são as ambições geopolíticas desta superpotência? Poderão as suas crescentes necessidades por recursos naturais ser uma ameaça à paz mundial? Que planos tem a China para a sua relação com Portugal?

Neste Fronteiras XXI debatemos a influência da China no Mundo. Com a professora de Estudos Asiáticos, Raquel Vaz-Pinto, o professor de Geopolítica, Heitor Barras Romana, o professor de Desenvolvimento Global, Luís Mah, o antigo jornalista e correspondente da agência Lusa na China, António Caeiro.

A moderação deste debate esteve a cargo da jornalista da RTP Ana Lourenço.

Reveja o programa aqui no site!

Convidados neste programa

Raquel Vaz-Pinto Professora de Estudos Asiáticos na Universidade Nova de Lisboa É investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) da Universidade Nova de Lisboa e professora auxiliar convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da mes...
Luís Mah Professor de Desenvolvimento Global no ISEG Dá aulas no Mestrado e Doutoramento no Programa em Estudos de Desenvolvimento na Lisbon School of Economics and Management (ISEG) – Universidade de Lisboa. É também Investigador Integra...
Heitor Barras Romana Professor Catedrático de Geopolítica no ISCSP Preside ao Conselho Científico e é Professor Catedrático do ISCSP, da Universidade de Lisboa. Acumula ainda a função de investigador do Instituto do Oriente, na mesma instituição de e...
António Caeiro Jornalista ex-correspondente na China Iniciou-se no jornalismo na década de 1960, como colaborador do semanário “Notícias da Amadora”. Depois estudou Filosofia em Paris e regressou a Portugal, tornando-se jornalista profi...

Documentos

European Comission: «EU-China Comprehensive Agreement on Investment» (2020) 3 Nov, 2021  |  PDF  |  1.98 MB
IMF: «People’s Republic of China : 2020» 3 Nov, 2021  |  PDF  |  1.80 MB
IFJ Research Report on China And Its Impact On Media 2020 3 Nov, 2021  |  PDF  |  3.63 MB
Chinese Strategy and Military Forces in 2021 3 Nov, 2021  |  PDF  |  16.12 MB
Human Rights Watch World Report 2021 3 Nov, 2021  |  PDF  |  7.35 MB

SABIA QUE

?
2.824.395.025,46 € é o montante oriundo da China investido em Portugal no âmbito do regime de Autorização de Residência para Investimento. SEF (2021)
A China abriu a economia em 1978 e desde então o PIB cresceu em média 10% ao ano, retirando da pobreza mais de 800 milhões de pessoas. Banco Mundial (Outubro 2021)
A UE é o primeiro destino das exportações chinesas. Comissão Europeia / Eurostat (2020)

Notícias XXI

Vídeo infográfico
A China está a perder poder?
China, o dragão disfarçado de panda

Notícias nos media

  Lista dos mais ricos na China “engorda” em 2021. Magnata da água engarrafada é o mais rico
  FMI diz que China tem margem para atuar caso crise no imobiliário se agrave
  Taiwan denuncia maior incursão aérea da China com 38 caças e bombardeiros nucleares