Que novos caminhos temos pela frente? Vamos continuar a viver num mundo globalizado? Que indústrias podem não sobreviver e quais vão ter de se reinventar? Quais as profissões que vão ganhar importância? Reveja as respostas para estas e outras questões aqui no site.
O mundo enfrenta um teste de esforço sem precedentes. E a forma como todos respondermos terá ramificações a nível global, com impactos económicos, sociais e políticos. Vamos viver numa sociedade muito diferente, após a pandemia da Covid-19?
Uma coisa é certa: a transição para o digital foi impulsionada de forma irreversível. Durante o confinamento, ficámos ainda mais dependentes da Internet. Das compras de bens essenciais às aulas online, das consultas à distância ao teletrabalho.
Contudo, só um terço da população activa nacional exerce profissões com elevado potencial de trabalho remoto e 20% das famílias portuguesas não têm acesso a ligação de banda larga. Dados que permitem antecipar um crescimento das desigualdades, no país.
Com o país parado, Abril registou um aumento de 22% dos inscritos nos centros de emprego e uma quebra de 59% nas dormidas em alojamentos turísticos, segundo a Pordata.
Que sectores e indústrias vão ser mais afectados pelo choque e quais poderão reinventar-se? Existem modelos de negócio sustentáveis num cenário de pandemia? Quais as profissões que vão ganhar importância e que competências exigem? As pessoas reorganizaram as suas prioridades temporariamente ou as mudanças de comportamento e consumo terão efeitos duradouros?
No Fronteiras XXI, debatemos os novos caminhos que se abrem para Portugal, a Europa e o mundo. Com o professor de Direito e ex-ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional Miguel Poiares Maduro, a engenheira e co-fundadora da start-up “unicórnio” Talkdesk Cristina Fonseca, o programador cultural António Pinto Ribeiro e o economista Pedro Brinca.
Tivemos entrevistas exclusivas ao filósofo e cineasta Bernard-Henri Lévy, à socióloga Saskia Sassen, ao engenheiro económico Olivier Scalabre e ao director da Google em Portugal Bernardo Correia.
E contámos ainda com o ilustrador António Jorge Gonçalves, que irá fazer uma interpretação dos temas debatidos no programa através de desenho digital em tempo real.
A moderação foi da jornalista da RTP Ana Lourenço.
O programa foi emitido em directo dos estúdios da RTP.
Reveja aqui no site.
Comentários
0