Infografia

05.Do campo para as cidades

7 JUNHO 2017 | 22H

O mundo é cada vez mais urbano. Em 2040, quase 80% dos portugueses viverão junto ao litoral. Como será a vida nas cidades sobrepovoadas e o que podem fazer as cidades do interior para fixar, renovar e empregar os seus habitantes?

Reveja o programa

A cada semana, três milhões de pessoas em todo o mundo mudam-se para as cidades.

As estimativas das Nações Unidas mostram a velocidade com que o globo se torna cada vez mais urbano. Neste momento, metade da população do planeta já vive em cidades. Em 2030 esse valor atingirá os 60%.

As mega cidades com mais de 10 milhões de habitantes, o equivalente a toda a população portuguesa, vão continuar a crescer sobretudo na Ásia, China, em África ou na Índia. E na Europa envelhecida a urbanização também se acentuará.

Portugal não escapa à tendência. No país, o interior murcha com a população a concentrar-se num litoral cada vez mais povoado. Calcula-se que em 2040, quase 80% dos portugueses viverão ao longo da faixa junto ao mar.

Como será a vida nas nossas cidades? E que papel terão as cidades do interior? Como poderão manter habitantes e atrair pessoas mais jovens? Como criarão emprego e o que podem oferecer?

Para responder a estas e outras perguntas o próximo Fronteiras XXI vai sentar frente a frente o ex-ministro da Economia e autor de inúmeros estudos sobre o desenvolvimento das economias locais, Augusto Mateus,  o especialista em cidades da London School of Economics Nuno Ferreira da Cruz, o geógrafo e professor Álvaro Domingues e Ana Paula Rafael, presidente da Dielmar, empresa têxtil que é uma das maiores empregadoras de Castelo Branco. É já a 7 de Junho às 22h na RTP3.

Convidados neste programa

Augusto Mateus Ex-ministro da Economia e especialista em estudos sobre economia e inovação Ex-ministro da Economia e professor universitário durante 42 anos no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), Augusto Mateus tem estudado a realidade económica e as desigualdades t...
Nuno Ferreira da Cruz Doutor em Engenharia e Gestão, Investigador da LSE Cities, no Reino Unido Aos 32 anos é investigador da LSE Cities, o centro internacional da London School of Economics que faz pesquisa e divulgação sobre urbanismo. É também coordenador do projecto New Urban ...
Álvaro Domingues Geógrafo e investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (Univ. do Porto) Geógrafo, dá aulas a alunos de mestrado e doutoramento na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. É investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP) n...
Ana Paula Rafael Presidente da Dielmar e ex-advogada Desde 2008 que está à frente da Dielmar, a empresa têxtil portuguesa fundada em 1965 em Alcains, que começou como uma pequena alfaiataria e se tornou uma das maiores empregadoras da regi...

Documentos

Infografia Fronteiras XXI - O mundo cada vez mais urbano 31 Mai, 2017  |  PDF  |  1.78 MB
Cidades Inclusivas foi uma das bases de discussão da Conferência da ONU Habitat III 24 Mai, 2017  |  PDF  |  418.38 KB
Desenho e planeamento urbano (Habitat III/ONU) 24 Mai, 2017  |  PDF  |  738.56 KB
Transporte e Mobilidade (Habitat III/ONU) 24 Mai, 2017  |  PDF  |  562.99 KB
Habitação no mundo: que desafios (Habitat III/ONU) 24 Mai, 2017  |  PDF  |  543.91 KB
Infografia: O "fim" da era dos dinossauros e o seu impacto nas contas das autarquias 24 Mai, 2017  |  PDF  |  228.55 KB

SABIA QUE

?
Na cidade de Lisboa vivem 507 mil pessoas. Já a Grande Lisboa tem 2,8 milhões de habitantes.
Mais de 40% da população do país concentra-se nas 159 cidades existentes.
A este ritmo, 80 em cada 100 portugueses habitarão no litoral em 2040. A poluição do ar é responsável pela morte pematura de 6.700 pessoas por ano em Portugal.

Notícias XXI

Augusto Mateus diz que é preciso Inovar e Diferenciar
No futuro o triunfo é das cidades
O último palmo de Lisboa, uma reportagem da Revista XXI
O arquitecto Siza Vieira fala do futuro das casas e das cidades
Opinião: Urbanização um contraceptivo à fecundidade?
A cidade esponja, um artigo de Álvaro Dominges

Notícias nos media

  Estudo coloca Lisboa como a 43.ª cidade com melhor qualidade de vida
  Estevais é de Rentes de Carvalho: Viagem à aldeia do Dr Zeca
  Na aldeia mais portuguesa quase não há portugueses