Infografia

03.Afinal o que é a dívida?

5 ABRIL DE 2017 | 22H00

A dívida portuguesa é um dos principais entraves ao crescimento económico do país. Que peso têm as diferentes dívidas e como afectam, no dia a dia, as escolhas das famílias, do Estado e das empresas? E até quando teremos condições para as pagar?

Reveja o programa

Portugal é um país altamente endividado e que não cresce. A dívida, sobretudo a do Estado que atingiu 241,1 mil milhões de euros em Dezembro passado, tem-se acumulado, ano após ano, através de crédito contraído no exterior. A adesão à União Europeia e ao euro criou um clima de excesso de confiança que fez crescer o endividamento público, das famílias e das empresas. A crise económica que atingiu toda a Europa , sobretudo a economia portuguesa conduzindo ao resgate pela Troika, fez a factura da dívida do Estado disparar ainda mais.

Até quando terão os portugueses de pagar esta dívida? Em que medida esta factura limita as possibilidades de crescimento da economia nacional? Como é que as diferentes dívidas são constituídas e como é que afectam, no dia-a-dia, as escolhas das famílias, do Estado e das empresas do país?

São estas e outras perguntas que o Fronteiras XXI quer esclarecer neste programa. No debate vão estar o ex-ministro das Finanças Miguel Cadilhe, o professor Fernando Alexandre e o professor Ricardo Paes Mamede, comentador da RTP.

Convidados neste programa

Miguel Cadilhe Ex-ministro das Finanças Foi ministro das Finanças de dois governos de Cavaco Silva (1985-1990) e secretário de Estado do Planeamento de Sá Carneiro (1980). Economista, licenciado pela Universidade do Porto, deu...
Fernando Alexandre Professor e pró-reitor da Univ. do Minho Doutorado em Economia pela Universidade de Londres Birkbeck College e mestre pela Universidade de Coimbra, foi secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna no XIX Gov...
Ricardo Paes Mamede Professor de Economia no ISCTE Professor do Departamento de Economia Política do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), onde dá aulas desde 1999. É doutorado em Economia pela Universidade de Bocconi, Itália, e me...

As melhores questões têm lugar marcado no debate!

Pode escolher o convidado a quem quer deixar a sua mensagem. Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório. Os lugares estão condicionados à lotação do espaço. A selecção das melhores questões e/ou comentários é da responsabilidade da direcção deste programa.
    

SABIA QUE

?
Portugal tem a segunda maior dívida pública da União Europeia (% do PIB) e terá de continuar a renová-la.
Afinal, as famílias portuguesas não contribuíram para o endividamento externo da economia. Os principais "culpados" são as empresas e o Estado.
A economia portuguesa quase não cresceu nos últimos 16 anos.

Notícias XXI

O debate Fronteiras XXI em 20 perguntas
Factos e números sobre a dívida
Lições da dívida – um exercício prático
Esta dívida portuguesa tem solução?
O bê-á-bá da dívida

Notícias nos media

22 de Fevereiro de 2018  Dívida pública cresceu quase 10 mil milhões no primeiro semestre
  PCP quer saída do euro, renegociação da dívida e controlo da banca
  Dívida pública sobe para máximo dos últimos cinco meses