Infografia

08.De que escola precisamos?

4 OUTUBRO DE 2017 | 22H00

Apesar dos melhores resultados dos alunos nos testes PISA, Portugal continua a ter taxas de reprovação elevadas e muitos alunos não terminam o secundário. A escola que temos responde às necessidades dos país? Precisamos de novas formas de aprender e de avaliar?

Reveja o programa

Em Portugal, 14% dos alunos abandonam a escola e o país tem uma das mais elevadas taxas de reprovações. Porque é que há tantos alunos desmotivados? Porque é que estudar é uma obrigação e não uma descoberta? Porque há tantas horas de aula e recreios tão curtos? A educação é fundamental, mas será a escola que temos aquela que precisamos?

No próximo programa Fronteiras XXI vamos conhecer salas de aula onde o professor não está no quadro e os alunos aprendem longe das secretárias. Escolas quase sem manuais, onde exames e TPCs praticamente desapareceram. Vamos conhecer outras formas de aprender, para perceber a escola básica e secundária que temos e a que devemos ter.

Para o debate convidamos David Justino, ex-ministro da Educação, que presidiu nos últimos quatro anos ao Conselho Nacional de Educação. Com ele vão estar a cientista e a mais jovem galardoada com o prémio Pessoa Maria Manuel Mota e Joaquim Sousa, o director que deu a volta à escola básica do Curral das Freiras, na Madeira, colocando-a entre as escolas públicas com melhores resultados do país.

Convidados neste programa

David Justino Ex-ministro da Educação e presidente cessante do Conselho Nacional de Educação Presidente do Conselho Nacional de Educação durante os últimos quatro anos. Doutorado em Sociologia, tem uma pós-graduação em História Económica e licenciou-se em Economia. É profes...
Maria Manuel Mota Cientista e investigadora. Fundadora da Associação Viver a Ciência Especialista na investigação da malária, é desde 2014 directora executiva do Instituto de Medicina Molecular (IMM) de Lisboa. Licenciou-se em Biologia, é mestre em Imunologia e doutorad...
Joaquim Sousa Director da Escola Básica 123 do Curral das Freiras Chegou em 2009 à Escola Básica 123 do Curral das Freiras, numa das zonas mais isoladas da Madeira, onde quase todos os alunos estudam com apoio do Estado. Seis anos mais tarde, e com novas...

Documentos

Infografia: A nova sala de aula 22 Set, 2017  |  PDF  |  180.56 KB
"As novas escolas", outras formas de organizar as aprendizagens 20 Set, 2017  |  PDF  |  674.05 KB
Escolas para o Séc.XXI - Liberdade e autonomia na educação. 21 Set, 2017  |  PDF  |  706.75 KB
Mais diários de uma sala de aula: quatro professoras contam o seu dia-a-dia nas escolas portuguesas. Livro coordenado por Maria Filomena Mónica. 21 Set, 2017  |  PDF  |  893.17 KB
"Education at a Gance 2017", o capítulo sobre Portugal do relatório anual da OCDE (versão em inglês) 20 Set, 2017  |  HTM  |  110.57 KB
Mais pobres do que os pais? Uma nova prepsectiva sobre a desigualdade, num relatório do McKinsey Global Institute 24 Ago, 2017  |  PDF  |  738.18 KB

As melhores questões têm lugar marcado no debate!

Pode escolher o convidado a quem quer deixar a sua mensagem. Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório. Os lugares estão condicionados à lotação do espaço. A selecção das melhores questões e/ou comentários é da responsabilidade da direcção deste programa.
    

SABIA QUE

?
Só metade dos estudantes portugueses acaba o secundário no tempo esperado, diz a OCDE
Portugal é dos países europeus onde os alunos têm mais tempo de aulas
O número de alunos que aprendem em casa disparou nos últimos anos, mas continua a ser residual. Eram 661 no ano lectivo de 2015/2016

Notícias XXI

A escola do futuro já começou, conta a jornalista Bárbara Wong
A escola de Curral das Freiras onde cabem todos os sonhos
Testes Pisa: Do progresso à Ponderação, um artigo de opinião de Helena Damião

Notícias nos media

  Dois terços dos alunos que chumbam no 7.º têm negativas a mais de metade das disciplinas
  Quer ajudar o seu filho a ter sucesso na escola? Faça perguntas concretas. Estas, por exemplo
  "O nosso modelo escolar é do séc. XVIII e não está adaptado à realidade"