No mundo haverá mais de 260 milhões de pessoas que falam português. Vai a língua portuguesa continuar em expansão acompanhando o crescimento demográfico em África e no Brasil? Que poder tem a nossa língua? Que património cultural arrasta e que estratégia deve haver para a manter viva?
Não perca na quarta-feira, 6 de Junho, às 22 horas, na RTP3.
Para Fernando Pessoa a língua portuguesa era a “pátria”, para Mia Couto “a língua da moçambicanidade” e um “instrumento de contacto com o mundo” para o escritor cabo-verdiano Germano Almeida.
Do Brasil, a África, passando pela Índia, Timor-Leste ou Macau serão mais de 260 milhões aqueles que falam português, apontam os dados oficiais. O idioma é língua oficial de nove países e deixou vestígios em mais de uma centena de línguas e dialectos, dizem os especialistas.
Ainda divididos pela ortografia, segundo as previsões, o número de falantes do português continuará a crescer, acompanhando a explosão demográfica no hemisfério Sul: atingirá os 395 milhões em 2050, revelam as estimativas das Nações Unidas.
Mas será assim? Se é em português que nos entendemos, que estratégia existe para a língua e a sua afirmação no futuro? Que património cultural arrasta? Que poder tem e quanto vale hoje falar português?
Para responder a estas e outras questões estarão no programa o escritor cabo-verdiano e Prémio Camões 2018 Germano Almeida, o músico e compositor brasileiro Ivan Lins e o poeta e cronista português Pedro Mexia.
O programa contará também com um vídeo original do actor, humorista e escritor brasileiro, Gregório Duvivier, um dos criadores da série Portas dos Fundos. E com o fadista Ricardo Ribeiro a actuar em directo.
A moderação é do jornalista da RTP Carlos Daniel. Não perca o próximo Fronteiras XXI, no dia 6 de Junho, às 22h, na RTP3.
How to Increase Deep Sleep for a Better Brain and Body.. Resurge is a powerful potent fat burning formula by John Barban, which does not only work for melting off fat, but also regulates the sleep cycle too. In fact, this product only works when a person is in his deep sleep.
https://tinyurl.com/y5fgk4rd
Até uma criança sabe ganhar 100 dólares hoje.
Link – https://cryptoncoins.de/trading-btc-to-eth.php
Poiskcherezgoogleinbox https://www.google.com/
Obrigada por terem escolhido este tema, fundamental para qualquer país democrático de língua portuguesa, que preze e defenda a integridade e a diversidade da língua que partilhamos. Sim , porque é a democracia que tem vindo a ser espezinhada, pelo menos em Portugal, com a imposição ditatorial do AO90: um acordo ortográfico espúrio do ponto de vista linguístico e político, adoptado e imposto sem debate, mantendo-se o poder político, designadamente o Parlamento, surdo e alheio às vozes dos cidadãos que o condenam, e cego perante as consequências desastrosas já amplamente visíveis. E tudo isto, com a conivência dos ‘media’ e o silêncio cúmplice e/ou colaboracionista da ‘intelligentsia’ nacional! Os tiques da ditadura estão a voltar: «Novos ratos mostram a avidez antiga» (Sophia de Mello Breyner Andresen).