INFOGRAFIA

5.Mais mar do que terra

29 DE JULHO DE 2020 | 21h45

No Fronteiras XXI, debatemos como é possível proteger e explorar a imensidão de mar que Portugal tem a seu cargo, o potencial estratégico da Zona Económica Exclusiva portuguesa e se a riqueza que acolhe pode ser a chave para o crescimento económico do nosso país. Reveja o programa na íntegra, aqui.

Reveja o programa aqui

Três quartos da superfície terrestre é ocupada por oceanos. Eles guardam 97% da água do planeta, produzem 50% do oxigénio na atmosfera e absorvem 90% do calor provocado pelos gases com efeito de estufa. Alojam milhões de espécies de animais e plantas, uma biodiversidade da qual dependem mais de 3 mil milhões de pessoas.

As indústrias marinhas rendem três triliões de dólares, por ano. Mas o crescente consumo e a globalização estão a pôr em risco a sustentabilidade dos recursos marinhos e do ambiente. São pescadas 80 milhões de toneladas de peixe, todos os anos. E embora não sejam tão poluentes como outros meios, os transportes marítimos carregam 90% do comércio internacional.

Portugal tem a terceira maior Zona Económica Exclusiva (ZEE) da União Europeia. Como é que se pode aproveitar uma área de mar 18 vezes superior ao território continental? Será que nesta imensidão de água se encontra a alavanca para a economia do país? Que papel terá o conhecimento científico-tecnológico na descoberta de oportunidades submersas? O desenvolvimento económico é compatível com a protecção dos ecossistemas?

No Fronteiras XXI, debatemos o potencial estratégico do mar para o crescimento económico de Portugal. Com o biólogo marinho e administrador da Fundação Oceano Azul Emanuel Gonçalves, o presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines Jorge d’Almeida, a especialista em aquacultura e biotecnologia de algas Helena Abreu e o investigador do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve Rui Santos.

Tivemos ainda entrevistas exclusivas à bióloga marinha e exploradora com mais de sete mil horas de mergulho Sylvia Earle, ao professor de Economia dos Recursos Naturais Christopher Costello e ao investigador do fundo do mar e dono da empresa de ecoturismo Naturalist, nos Açores, José Nuno Gomes Pereira.

O programa foi emitido, em directo, no dia 29 de Julho, às 21h45, na RTP3. A emissão teve lugar a partir do antigo navio bacalhoeiro Santa Maria Manuela, com a moderação da jornalista da RTP Ana Lourenço.

Convidados neste programa

Emanuel Gonçalves Biólogo e administrador da Fundação Oceano Azul É licenciado em Biologia Marinha pela Universidade de Lisboa e doutorado em Ecologia pela mesma instituição. Lecciona há mais de 20 anos no departamento de Biociências do Instituto Univ...
Jorge d'Almeida Presidente da Comunidade Portuária e Logística de Sines Desde 2017 que preside à direcção da Comunidade Portuária e Logística de Sines, cargo para o qual foi reeleito até 2022. Soma mais de quatro décadas de experiência no sector marítim...
Helena Abreu Especialista em aquacultura e biotecnologia de algas É CEO da ALGAplus, que ajudou a fundar em 2012, em Ílhavo. Trata-se de uma empresa de produção sustentável de macroalgas, destinadas à indústria alimentar e de cosmética. É vice-pre...
Rui Santos Investigador no Centro de Ciências do Mar Doutorou-se em Biologia na Universidade de Dalhousie, no Canadá, tendo-se especializado em Ecologia e Botânica Marinhas. Há mais de 27 anos que dá aulas na Faculdade de Ciências e Tecn...

Documentos

INFOGRAFIA PARA DOWNLOAD: "PORTUGAL OCEÂNICO" 28 Jul, 2020  |  PDF  |  5.44 MB
Blue Azores: o Segredo Mais Bem Guardado do Atlântico 6 Mar, 2020  |  PDF  |  2.22 MB
The EU Blue Economy Report 2020 20 Jul, 2020  |  PDF  |  13.20 MB
30x30: A Blueprint for Ocean Protection 13 Mar, 2020  |  PDF  |  7.46 MB
Relatório do Banco Mundial sobre o potencial da economia azul 13 Mar, 2020  |  PDF  |  1.03 MB
Relatório COTEC Portugal 2012: Uma visão empresarial da economia do mar 30 Ago, 2019  |  PDF  |  4.15 MB
Devemos preocupar-nos com os microplásticos nos sectores das pescas e da aquacultura? A FAO conclui que sim 14 Ago, 2019  |  PDF  |  3.28 MB
A dessalinização da água prejudica o ambiente, segundo relatório da ONU 24 Jul, 2019  |  PDF  |  3.56 MB
A sustentabilidade das pescas está em sério risco se as quotas não forem respeitadas 14 Ago, 2019  |  PDF  |  1.31 MB
Economia do Mar em Portugal 14 Jul, 2020  |  PDF  |  6.43 MB

SABIA QUE

?
O sector das pescas emprega, directa e indirectamente, mais de 200 milhões de indivíduos, a nível mundial. Organização das Nações Unidas (ONU)
A aquacultura já produz cerca de 50% do peixe que é consumido, no mundo. Fundação Oceano Azul
Mais de 70% da população portuguesa reside no litoral. Ciência Viva

Notícias XXI

A economia azul no novo mundo do coronavírus
Infografia exclusiva
“Os portugueses desconhecem muitas histórias sobre o mar”
“O ecoturismo marítimo é um motor importante da economia nacional”
“Países com interesses geoestratégicos querem explorar minérios no mar”
"Por que não agimos?"

Notícias nos media

  Nas águas do Parque Marinho Professor Luiz Saldanha na Arrábida
  Pescadores e cientistas portugueses juntos na linha da frente da pesca às redes 'fantasma'
  Bruxelas anuncia negociações de possibilidades de pesca mais transparentes