4.Putin deu um novo propósito à UE?

18 DE MAIO DE 2022 | 22H30

Será a Europa capaz de pôr de parte as diferenças e caminhar no sentido de uma maior unificação? O que pode mudar com a Guerra da Ucrânia? Reveja este debate Fronteiras XXI aqui no site.

Reveja o programa aqui

A questão da continuidade da União Europeia faz correr tinta há anos, alimentada por processos como o Brexit e pela falta de consenso interno em decisões chave – encabeçada quer pelas super-potências europeias (a França e a Alemanha) quer pelas ‘democracias iliberais’ (como a Polónia e a Hungria), consoante a natureza das políticas em causa.

Mas a resposta da UE à pandemia da Covid-19 produziu resultados positivos, como a centralização da compra e distribuição de vacinas e o desenvolvimento de planos de recuperação económica. E a Guerra da Ucrânia parece ter unido os estados-membros sob a bandeira das doze estrelas douradas contra um inimigo comum: a Rússia. Esta coesão em prol de um benefício maior traduziu-se, por exemplo, na definição rápida de sanções ao Kremlin e na mobilização de milhares de milhões de euros do orçamento europeu para a compra de equipamento militar destinado ao esforço de combate ucraniano.

Serão estes sinais de que a Europa é capaz de pôr de parte as diferenças e caminhar no sentido de uma maior unificação? O que pode mudar? Deve a UE ter capacidade de legislar sobre matérias que tradicionalmente são tratadas ao nível nacional? Com a candidatura de novos países à UE, qual será a sua política de expansão? Que papel terão as super-potências europeias na resolução dos desafios que a Europa enfrenta?

No próximo Fronteiras XXI vamos debater os factores que podem reforçar e ameaçar a coesão da União Europeia. Com o ex-ministro da Defesa e da Administração Interna Nuno Severiano Teixeira, o embaixador da União Europeia no Reino Unido João Vale de Almeida, a ex-secretária de Estado da Defesa Nacional Ana Santos Pinto, e o embaixador jubilado Fernando d’Oliveira Neves.

A moderação deste debate esteve a cargo do jornalista da RTP Carlos Daniel.

Reveja o programa aqui no site!

Convidados neste programa

Nuno Severiano Teixeira Ex-Ministro da Defesa É professor catedrático no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e director do Instituto Português de Relações I...
Ana Santos Pinto Ex-Secretária de Estado da Defesa Nacional Foi Secretária de Estado da Defesa Nacional entre 2018 e 2019. É professora auxiliar no Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova...
João Vale de Almeida Embaixador da União Europeia no Reino Unido É Embaixador da União Europeia no Reino Unido desde Fevereiro de 2020. Foi Embaixador da União Europeia junto das Nações Unidas de 2015 a 2019 e o primeiro Embaixador da União Europeia...
Fernando d'Oliveira Neves Embaixador jubilado Entrou para a diplomacia em 1975. Foi Adjunto do Gabinete do Ministro e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado. Serviu na Organização das Nações Unidas (ONU), na União Europeia (UE)...

Documentos

Infografia para download: «24 perguntas que unem e dividem os europeus» 13 Mai, 2022  |  PDF  |  122.63 KB
Eurobarómetro: « Opinião pública na União Europeia Inverno 2021-2022» 9 Mai, 2022  |  PDF  |  867.24 KB
Comissão Europeia: «A resposta da UE à guerra na Ucrânia» (Maio de 2022) 9 Mai, 2022  |  PDF  |  1.82 MB
Comissão Europeia: «Juventude e Democracia no Ano Europeu da Juventude» (2022) 9 Mai, 2022  |  PDF  |  2.48 MB
Conferência sobre o futuro da Europa: o que funcionou e o que vem a seguir? (Fevereiro de 2022) 9 Mai, 2022  |  PDF  |  1.12 MB
PORDATA: «Retrato de Portugal na Europa 2020» 6 Mai, 2022  |  PDF  |  10.02 MB

SABIA QUE

?
47% dos europeus confiam na União Europeia - o nível mais elevado desde 2009. 77% apoiam uma política comum de defesa e segurança. Eurobarómetro: « Opinião pública na União Europeia Inverno 2021-2022»
2/3 dos europeus estão preocupados com a Guerra na Ucrânia, sendo os portugueses os mais preocupados (95%). «A resposta da UE à guerra na Ucrânia» (CE, 2022)
O que é que os jovens esperam que a UE faça pela sua geração? Preserve a paz, reforce a segurança e promova a cooperação internacional. «Juventude e Democracia no Ano Europeu da Juventude» (CE, 2022)

Notícias XXI

A Europa vai ter de mudar de vida. O debate já começou

Notícias nos media

  A Europa que queremos
  Marcelo. Europa não pode vergar a quem afronta os seus valores
  "Estados Unidos já não querem ser a polícia do mundo"