INFOGRAFIA

4.Quanto vale a floresta?

16 DE JUNHO DE 2021 | 21H30

As florestas prestam serviços essenciais ao planeta e dão bens indispensáveis à humanidade. Mas será que a sua gestão sustentável é compatível com uma economia desenvolvida? Descubra as respostas a esta e outras questões que desafiam Portugal e o mundo, reveja o programa aqui no site.

Reveja o debate aqui

Nos últimos 30 anos, o planeta terá perdido 178 milhões de hectares de floresta – uma área equivalente à da Líbia, segundo as estimativas das Nações Unidas.

A desflorestação é um problema que continua a pôr em risco florestas fundamentais para a vida na Terra – como a Amazónia. Mas há indicadores que suportam uma visão optimista do futuro.

A área florestal da União Europeia (UE) cresceu 10%, desde 1990, revela o Eurostat. E Portugal foi um dos países que mais aumentou os seus ecossistemas florestais, que, segundo a Pordata, hoje se estendem por 50% do território – colocando o país acima da média da UE, em 7.º lugar.

No entanto, os dados oficiais sugerem que este capital natural pode estar a ser subaproveitado pelos portugueses. O valor gerado pelo sector florestal nacional coloca-nos a meio do ranking da UE, em 12.º lugar.

Num país onde 92% da floresta está nas mãos de privados, qual pode ser a estratégia? Que caminhos falta desbravar neste sector económico? Será possível criar negócios simultaneamente sustentáveis e rentáveis? Que papel poderá a floresta portuguesa ter no planeta e na economia global?

Neste Fronteiras XXI debatemos o valor das florestas e se a sua gestão sustentável é compatível com uma economia desenvolvida. Com a presidente do conselho científico do Instituto Superior de Agronomia Margarida Tomé, o presidente e CEO da Corticeira Amorim António Rios Amorim, o professor de Economia Agrícola José Lima Santos e o empresário do sector florestal Gonçalo Alves.

Tivemos ainda entrevistas com peritos internacionais, como o engenheiro florestal brasileiro Tasso Azevedo e o director europeu da União Internacional para a Conservação da Natureza Luc Bas.

A moderação deste debate esteve a cargo da jornalista da RTP Ana Lourenço.

Reveja o programa aqui no site.

Convidados neste programa

Margarida Tomé Presidente do Conselho Científico do Instituto Superior de Agronomia Preside ao Conselho Científico do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde também é professora catedrática e desde 1978 que lecciona disciplinas como Recursos Flor...
António Rios Amorim Presidente e CEO da Corticeira Amorim Licenciado em Comércio Internacional pela Universidade de Birmingham, e fez estudos de pós-graduação em gestão de empresas nas Universidade de Columbia e de Stanford, ambas nos Estados ...
José Lima Santos Professor catedrático especialista em Economia Agrícola Desde 1987 que dá aulas no Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, onde também integra o conselho de administração. Tem leccionado sobretudo disciplinas como Economia ...
Gonçalo Alves Empresário do sector florestal Tem mais de 20 anos de experiência no sector florestal, tendo ocupado cargos públicos e em empresas privadas. Actualmente, é partner da GKAPITAL e da consultora Smart Forest. Foi chefe de...

Documentos

Infografia para download: "Quanto vale a floresta" 8 Jun, 2021  |  PDF  |  1.56 MB
FAO: "Global Forest Resources Assessment 2020" 1 Jun, 2021  |  PDF  |  1.60 MB
Eurostat: "Agriculture, forestry and fishery statistics - 2020 Edition" 1 Jun, 2021  |  PDF  |  16.09 MB
United Nations Forum on Forests 2020 2 Jun, 2021  |  PDF  |  401.02 KB
World Resources Institute: "2021 Must Be a Turning Point for Forests" 1 Jun, 2021  |  PDF  |  94.31 KB
World Economic Forum: "Nature and Net Zero" (Maio 2021) 2 Jun, 2021  |  PDF  |  8.28 MB
Trillion Trees Impact Report 2016 - 2020 2 Jun, 2021  |  PDF  |  4.18 MB
Estatísticas da Direcção-Geral das Actividades Económicas: "Indústrias da Fileira Florestal" ( 2 Jun, 2021  |  PDF  |  197.51 KB
ICNF: "Perfil Florestal" 14 Jun, 2021  |  PDF  |  1.56 MB

SABIA QUE

?
92% da floresta portuguesa está nas mãos de proprietários privados? "Perfil Florestal", Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF, actualizado em Janeiro de 2021)
Portugal é o 7.º país da UE com mais território coberto por ecossistemas florestais, 50%? Pordata (dados de 2018)
O sector florestal emprega quase 14 milhões de pessoas, no mundo? Organização Internacional do Trabalho

Notícias XXI

Quanto vale a floresta
A floresta portuguesa num carvalhal à venda
«Precisamos de uma Rural Summit, de reinventar a economia da floresta»
Produção florestal: Um negócio de tostões

Notícias nos media

  rePLANT, o projeto que nasce em defesa da floresta portuguesa
  45 anos de poder local: a gestão integrada das florestas
  Mundo recuperou em 20 anos florestas com a área da França e perde-as em cada ano com a área do Reino Unido