Infografia

10.Verdade e mentira nas redes sociais

13 DE DEZEMBRO 2017 | 22H00

As redes sociais são cada vez mais palco de activismo social e luta de causas, mas também de notícias falsas, de manipulação e campanhas de ódio. Que poder têm o Facebook ou o Twitter? Como podemos proteger-nos de difamação digital? E como vão evoluir estas plataformas no futuro?

Reveja o programa

Papa Francisco apoia Trump para a liderança dos EUA? Mulher infectou 586 homens com HIV? Grupo de 50 árabes viola mulheres num restaurante na Alemanha? Notícias como estas são totalmente falsas mas foram partilhadas milhares e milhares de vezes nas redes sociais e chegaram a ser até publicadas nos media.

Com quase 2,8 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, plataformas digitais como o Facebook ou o Twitter são cada vez mais palco para campanhas de ódio, difamação política e notícias falsas. Vários peritos apontam-nas como uma verdadeira ameaça à democracia e até o Vaticano fez das “fake news” o tema da sua jornada mundial da Comunicação Social.

Ao mesmo tempo, as redes continuam a ser um dos principais meios de denúncia e mobilização social. Portugal não foge à regra como mostram os recentes casos de agressões por seguranças de uma discoteca de Lisboa, onde a partilha de um vídeo fez mais do que as 38 queixas contra o estabelecimento recebidas pelas autoridades, ou o polémico acórdão envolvendo uma vítima de violência doméstica e citações bíblicas.

Que poder têm as redes sociais? E como podemos torna-las mais seguras? Que ameaças traz a justiça popular nas redes? E como podem os utilizadores proteger-se da difamação ou de ver os seus perfis analisados para campanhas publicitárias e políticas?

Para responder a estas e outras perguntas convidamos a cronista e jornalista Clara Ferreira Alves, um dos maiores peritos em media sociais, o publicitário brasileiro Renato de Paula, o especialista em política internacional Bernardo Pires de Lima e o subdirector de informação da RTP para a área multimédia Alexandre Brito. Não perca no dia 13 de Dezembro às 22 horas na RTP3.

 

Convidados neste programa

Clara Ferreira Alves Colunista no Expresso, escritora e comentadora televisiva Formada em Direito pela Universidade de Coimbra é jornalista, comentadora, colunista e escritora. Foi editora e redactora principal do semanário "Expresso" onde assina a coluna Pluma Capri...
Renato de Paula Director-executivo na Red Fuse, que integra o WPP, o maior grupo de publicidade do mundo Perito em meios digitais é director-executivo da RED Fuse, uma agência de publicidade com sucursais em Nova Iorque, Hong Kong, Bombaim ou Hamburgo, que pertence ao WPP, o maior grupo de pu...
Bernardo Pires de Lima Especialista em Cência Política e Relações Internacionais Especialista em geopolítica e investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa e do Center for Transatlantic Relations da Universidade Johns ...
Alexandre Brito Subdirector de informação para o multimedia da RTP Subdirector de informação da RTP, com o pelouro de Multimédia da Informação na rádio e televisão públicas, e criador do Tecnet, um programa semanal sobre novidades da tecnologia e da...

SABIA QUE

?
Os portugueses passam mais de uma hora e meia por dia nas redes sociais, revela um estudo da Marktest Marktest
O Facebook é a a maior rede social do mundo: tem mais de 2 mil milhões de utilizadores
A Google e o Facebook dominam o negócio publicitário global, com uma quota de 80% por Diogo Queiroz de Andrade

Notícias XXI

Diogo Queiroz de Andrade explica como a humanidade está numa relação complicada com a tecnologia

Notícias nos media

  Investigação revela exército de perfis falsos usados para influenciar eleições no Brasil
  Obama alerta para o uso "irresponsável" das redes sociais
  A imagem que se tornou viral nas redes sociais (mas é falsa)