INFOGRAFIA

2.Como dormem os portugueses?

4 DE MARÇO DE 2020 | 22H00

No Fronteiras XXI vamos descobrir o que tira o sono aos portugueses, que problemas de saúde podem resultar de dormir pouco (ou nada) e que soluções existem para lidar com essas complicações.

Assista ao vivo

Passamos um terço da nossa vida a dormir. E isso não significa tempo perdido. O sono é fundamental para a manutenção de todas as funções do corpo.

Além de contribuir para a regeneração dos órgãos, a produção celular, a regulação hormonal e metabólica, assegura o bom funcionamento do sistema nervoso central. Diz-se que o sono é bom conselheiro, porque enquanto estamos na terra dos sonhos consolida-se a memória, reforça-se a aprendizagem e equilibram-se as emoções.

Mas se é realmente assim tão importante, porque é que dormimos menos do que as oito horas recomendadas? Porque é que 20% dos portugueses tem dificuldade em adormecer? E porque é que mais de metade da população tem problemas do sono, do ressonar à insónia? Será que isso ajuda a explicar os 10,5 milhões de embalagens de ansiolíticos, sedativos e hipnóticos consumidos no país?

No Fronteiras XXI vamos descobrir como dormem os portugueses, o que os deixa acordados à noite, que problemas de saúde podem resultar da falta de sono e que soluções existem para lidar com essas complicações. Em debate, a especialista em Medicina do Sono Teresa Paiva, o psiquiatra José Miguel Caldas de Almeida e a neurologista Dulce Neutel.

A moderação é da jornalsita da RTP Ana Lourenço. Não perca dia 4 de Março, às 22h na RTP3 e aqui, no site Fronteiras XXI.

 

Convidados neste programa

Teresa Paiva Especialista em Medicina do Sono É médica há 50 anos, acumulando as especialidades de Neurologia, Neurofisiologia e Medicina do Sono, área onde focou a sua carreira clínica. Em 1983, fundou o Centro do Sono, que contin...
José Miguel Caldas de Almeida Psiquiatra Dirige o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e é professor catedrático jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Ciências M...
Dulce Neutel Neurologista Especializou-se em Neurologia no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Ganhou o título de somnologista, conferido pela European Sleep Research Society, pela sua formação adicional na área ...

Documentos

INFOGRAFIA Descarregável: "Afinal, porque é que dormimos?" 18 Fev, 2020  |  PDF  |  4.48 MB
Higiene do sono da criança e adolescente 7 Fev, 2020  |  PDF  |  5.82 MB
A Saúde dos Adolescentes Portugueses Após a Recessão (2018) 21 Fev, 2020  |  PDF  |  13.02 MB
Saúde, um direito humano. 18 Fev, 2020  |  PDF  |  7.02 MB
Viagens sem insónias 17 Fev, 2020  |  PDF  |  1.89 MB
Orientações da Organização Mundial da Saúde sobre a actividade física e o sono de menores de 5 anos 18 Fev, 2020  |  PDF  |  1.40 MB
Saúde mental em Portugal: um desafio para a próxima década 18 Fev, 2020  |  PDF  |  2.04 MB

As melhores questões têm lugar marcado no debate!

Pode escolher o convidado a quem quer deixar a sua mensagem. Os campos assinalados com * são de preenchimento obrigatório. Os lugares estão condicionados à lotação do espaço. A selecção das melhores questões e/ou comentários é da responsabilidade da direcção deste programa.
    

SABIA QUE

?
Em 2017, Portugal foi o 5º país da OCDE onde se consumiram mais ansiolíticos, sedativos e hipnóticos para ajudar a dormir – no total, 10,5 milhões de embalagens. “Sem mais tempo a perder”, Conselho Nacional de Saúde (2019)
86% dos doentes com obesidade e diabetes têm Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono. Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP)
Mais de 20% dos portugueses dormem menos de 5 horas, por noite, aumentando o risco de acidentes de viação e de acidentes de trabalho. Estudo Epidemiológico das Doenças Reumáticas em Portugal (2011-2013); Portuguesa de Medicina do Trabalho (SPMT)

Notícias XXI

Os segredos do sono

Notícias nos media

  Portugueses são os que menos dormem na Europa
  Até o parlamento recomenda: crianças deveriam dormir sesta no pré-escolar
  Higiene do sono: a razão pela qual acorda às 3 da manhã