No Fronteiras XXI descobrimos o que tira o sono aos portugueses, que problemas de saúde podem resultar de dormir pouco (ou nada) e que soluções existem para lidar com essas complicações. Aproveite para rever o programa completo.
Passamos um terço da nossa vida a dormir. E isso não significa tempo perdido. O sono é fundamental para a manutenção de todas as funções do corpo.
Além de contribuir para a regeneração dos órgãos, a produção celular, a regulação hormonal e metabólica, assegura o bom funcionamento do sistema nervoso central. Diz-se que o sono é bom conselheiro, porque enquanto estamos na terra dos sonhos consolida-se a memória, reforça-se a aprendizagem e equilibram-se as emoções.
Mas se é realmente assim tão importante, porque é que dormimos menos do que as oito horas recomendadas? Porque é que 20% dos portugueses tem dificuldade em adormecer? E porque é que mais de metade da população tem problemas do sono, do ressonar à insónia? Será que isso ajuda a explicar os 10,5 milhões de embalagens de ansiolíticos, sedativos e hipnóticos consumidos no país?
No Fronteiras XXI vamos descobrir como dormem os portugueses, o que os deixa acordados à noite, que problemas de saúde podem resultar da falta de sono e que soluções existem para lidar com essas complicações. Em debate, a especialista em Medicina do Sono Teresa Paiva, o psiquiatra José Miguel Caldas de Almeida, a neurologista Dulce Neutel e o professor catedrático de Estudos Clássicos José Pedro Serra.
Com uma entrevista exclusiva a Nick Littlehales, o coach do sono de Cristiano Ronaldo e outros desportistas de elite.
A moderação é da jornalista da RTP Ana Lourenço. Reveja o debate de dia 4 de Março, às 22h na RTP3 e aqui, no site Fronteiras XXI.
Sono dos 3 aos 6 anos de idade:
Recomendações para Prática da Sesta da Criança nos estabelecimentos Pré-escolares (2017) da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) e a Associação Portuguesa de Sono membro da ANSS Assembly of National Sleep Societies da ESRS European Sleep Research Society.
(acessível em: https://www.spp.pt/UserFiles/file/Noticias_2017/VERSAO%20PROFISSIONAIS%20DE%20SAUDE_RECOMENDACOES%20SPS-SPP%20SESTA%20NA%20CRIANCA.pdf)
Vou ver.Felizmente durmo bem,mas estes programas saor educativose mi alguns artigosdos intervenientes